Brasil Gang Wars
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Brasil Gang Wars

Este é o fórum do servidor Brasil Gang Wars, aqui você poderá discutir melhorias para o server e ter o direito de resposta caso seja banido.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Questões sobre os cheats

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Stallone
Admin
Admin
Stallone


Número de Mensagens : 79
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP
Data de inscrição : 31/08/2008

Questões sobre os cheats Empty
MensagemAssunto: Questões sobre os cheats   Questões sobre os cheats EmptyDom Set 07, 2008 6:12 am

Segue um artigo importante sobre o uso de cheats e problemas comuns no samp, feito por um membro do fórum do samp:

Resolver o problema do uso de CHEATER em jogos de computador é, na melhor das hipóteses, uma luta difícil e, na pior, matematicamente impossível. A situação no SAMP encontra-se actualmente tão complicada que os administradores têm de estar constantemente alerta. O problema agrava-se porque as jogadores não confiam uns nos outros, acusando-se de fazer trapaças sem qualquer base objectiva, e por vezes até maldosamente. Isto faz com que as votações para expulsão e o relato de ocorrências pela comunidade sejam ineficazes. Os scripts de “anticheat” (anti-batota) são eficazes com algums cheaters óbvios e simples, mas estas raramente são tão prejudiciais para o jogo como outras mais subtis (por exemplo: hack´s para não sofrer dano a partir de armas) Obviamente que os autores dos hackers estão a trabalhar em contra-medidas (como a falsa morte por minigun – metralhadora rotativa), e espera-se que esta prática continue.

Tudo isto significa que um administrador tem de testemunhar directamente o uso de cheater, usando ferramentas de vigia ou outras técnicas disponíveis, e banir os transgressores; caso contrário, o jogo tornar-se-á impraticável.

O que deve acontecer normalmente é que, quando um jogador acusa outro de fazer CHEATER, os administradores investiguem esta alegação para ver se eles, pessoalmente, conseguem obter provas.

No entanto, os bugs do SAMP fazem com que alguns procedimentos totalmente legais *pareçam* cheater´s. O lag é um exemplo óbvio, problemas de sincronização podem também causar efeitos misteriosos. É por isso que escrevo este texto; já bani pessoas do meu servidor, por apresentarem um comportamento de quem está a usar hack´s, mas que posteriormente descobri ser devido ao próprio SAMP. Espera-se que os hackers criem cheater´s que se pareçam cada vez mais com procedimentos legais do SAMP, por isso esta situação tende a piorar.

Tomar decisões objectivas como administrador é incrivelmente difícil: tem de se ter em conta que o objective não é banir todos os cheaters, mas sim certificar-se de que o jogo não é arruinado. Consequentemente, é melhor não banir ninguém a não ser que se veja muitas provas de que alguém está a usar hacks para arruinar o jogo. Felizmente, se alguém estiver efectivamente a tentar arruinar o jogo, normalmente não age de maneira subtil e, deste modo, pode descobrir-se facilmente.

A situação melhora se os administradores forem eficazes a descobrir cheater´s, mas também se os jogadores derem boas justificações quando suspeitam que um jogador em particular está a fazer uso de um HACK. Muitas vezes se vêem conversas como esta:

<Idiot> O joe está a fazer batota!
(Idiot inicia votação para expulsar Joe)
<Joe> não, não estou
(Entram alguns votos)
<Admin> como?
<Idiot> está a usar hacks
<Admin> que hacks
<Idiot> vida
<Joe> ele apenas falhou os tiros
<Idiot> não, eu vi montes de sangue a sair

Parece ser impossível elucidar as pessoas acerca da natureza contra-intuitiva do dano causado por armas no SAMP. É muito possível que o Joe estivesse a fazer cheater, mas também é muito possível que estivesse com lag, ou que tivesse havido um bug, ou que o “Idiot” estivesse apenas frustrado com a sua falta de pontaria. Basicamente, os jogadores só precisam de aprender a ser mais específicos quando reclamam e compreender como funciona o jogo. Pois bem.

Na falta de jogadores colaboradores, cabe ao administrador tentar descobrir o que se está a passar. Assumindo que o administrador tem o tipo de ferramentas necessárias para a tarefa, continua a ser difícil ser objectivo, já que ele não viu o incidente que originou a queixa de uso de batotas.

São estas as batotas que eu conheço e que consigo identificar, e os “falsos positivos” causados por bugs que descobri. As batotas mais perigosas são (na minha opinião) os hacks de saúde, porque no modo “Protect the Prime Minister”, o jogo está arruinado se o Primeiro Ministro não puder ser morto.


Hacks de Saúde:

Há dois que eu descobri. O primeiro é fácil de detectar, enquanto que o segundo é virtualmente impossível.

- O batoteiro consegue repor constantemente a sua saúde a 100%

Esta é fácil de detectar: verifica-se qual é a saúde do jogador. Se for 100, o administrator só tem de fazer /sethealth 99 e depois usar /gethealth para ver se a saúde voltou instantaneamente a 100, como que por magia. É melhor repeti-lo algumas vezes para ter a certeza, visto que podem estar a comer nessa altura. O script anti-batota “Darco's anticheat” consegue detectar esta batota, mas as coisas tornam-se mais complicadas se houver médicos, corações e coisas do género no modo de jogo.

- O CHeater é invulnerável a balas

Isto é como um “modo deus” no jogo. Penso que quem usar esta batota poderá morrer a partir de quedas.

É dificílimo detectar esta batota, visto que não se sabe se a pessoa a disparar as balas tem falta de pontaria, ou se a sua posição alvo não está sincronizada devido a lag. Ainda por cima, esta situação pode ser suceder natural e legalmente em algumas situações, por exemplo, no bug “vítima sortuda”, que irei explicar adiante. Escusado será dizer que é necessário usar o comando /watch no suspeito batoteiro, e se este atravessar grandes tiroteios, matando pessoas constantemente (pessoas diferentes!), então pode haver fundamento para a sua culpa. É o melhor que se pode fazer, como administrador. Normalmente, quem usa esta batota não perde saúde de todo, o que é muito invulgar, visto que até um jogador muito bom perde sempre uma pequena percentagem de saúde ao lutar com outras pessoas, sobretudo se a situação for muito caótica. Esperemos que ninguém consiga criar uma batota que permita a um jogador ser atingido algumas vezes mas bloqueando a maior parte dos tiros! É preciso ter-se em conta que o batoteiro pode ainda ser atingido por explosões e coisas do género, por isso pode não andar por aí com 100% de saúde, mas mesmo assim vai andar com um valor constante de saúde que nunca desce em tiroteios.

À parte a questão do lag, e o facto de cada “cliente” ter uma ideia diferente de onde os objectos do jogo estão, ainda existe o bug da “vítima sortuda”. Reparei nisto quando estava a jogar em LAN com o meu colega de quarto, que estava a correr a minha instalação do GTA, e que por isso não estava a usar batotas.
Suponhamos que existem dois jogadores no jogo, a Vítima Sortuda e a Vítima Azarada. Este bug só afectará estas duas, o resto das pessoas não se dará conta do bug. A Vítima Sortuda não sofrerá dano causado pela Vítima Azarada, mas sofrerá dano causado pelos outros jogadores. A Vítima Azarada não conseguirá causar dano à Vítima Sortuda, mas conseguirá causá-lo aos outros jogadores. A Vítima Azarada e todos os outros jogadores vêem as balas a atingir a Vítima Sortuda, mas esta crê que ninguém está a usar batotas. Obviamente, esta situação conduz a confusão e a queixas de batota, quando a Vítima Azarada não consegue matar a Vítima Sortuda, e acaba por morrer por causa dela. Normalmente, quando a Vítima Azarada volta a “nascer” (respawn), o bug desaparece!

O que está a acontecer? A Vítima Sortuda apresenta-se como um modelo de personagem à Vítima Azarada no computador da última – é assim que se vêem os adversários no jogo. Porém, a Vítima Azarada não se apresenta apropriadamente à Vítima Sortuda: não há animações e anda numa posição fixa e rígida, com os braços parados e sem que as pernas se movam. Só a Vítima Sortuda consegue ver isto; a Vítima Azarada (e o resto dos jogadores) verão animações normais.

Se os braços e as pernas da Vítima Azarada não se mexerem (sempre segundo o ponto de vista da Vítima Sortuda), então ele não consegue levantar a arma e apontar, e deste modo não consegue disparar; logo, não há saída de balas e a Vítima Sortuda nunca é atingida. Há que lembrar que o dano por balas é causado no “cliente” da vítima e não no computador de quem dispara. Resultado: a Vítima Azarada vai achar que a Vítima Sortuda está a fazer batota. Isto também se aplica se a Vítima Sortuda estiver a conduzir um veículo! Às vezes isso acontece, quando a vítima Azarada está num veículo, p. ex., uma mota, e repara que, por mais balas que dispare contra o carro da Vítima Sortuda, este não começa a fumegar. Creio que tudo isto está relacionado com o mesmo bug ou vários bugs muito semelhantes.

Por isso, se és administrador e não consegues matar alguém, não banas logo essa pessoa. Pode ser que ela seja apenas a Vítima Sortuda, e tu a Vítima Azarada. De igual modo, se testemunhares alguém a disparar repetidamente contra outrem, sem lhe causar dano algum, é preciso verificar se outros lhe conseguem causar dano, para ver se realmente há uso de batotas ou se é só por causa deste bug.

Além disso, veículos que estejam desocupados não estão sincronizados, isto é, podem estar em posições diferentes em “clientes” diferentes. Se a Vítima Azarada estiver num veículo (p. ex., um barco) e o “cliente” da Vítima Sortuda “achar” que o barco está noutro lado qualquer, então esta irá aparecer a “cair” constantemente, apesar da sua posição efectiva seja constante. Ou seja, a Vítima Azarada parece que “paira”. Quando as pessoas caem não conseguem disparar, por isso a Vítima Sortuda, mais uma vez, não sofre dano, quando a Vítima Azarada crê que as balas estão a atingir o alvo.

Carros voadores:

Esta batota é bastante inofensiva, e muito óbvia para quem a vir. Mas há que ter cuidado: pode ser um “lançamento” aleatório de um carro, sobretudo quando alguma coisa “nasce” dentro de outra. Também não banam o passageiro. Toda a gente já deve ter reparado que, por vezes, é possível que duas pessoas entrem num veículo (como condutoras) ao mesmo tempo, confundindo o jogo.


Teletransporte:

Há vários sinais que o indicam: pessoas que aparecem no topo de edifícios (em San Fierro, o motor do jogo permite fazê-lo no edifício mais alto, tal como em Los Santos, mas em San Fierro não há o “triângulo amarelo” a assinalar o teletransportador). Também pode acontecer que quem use esta batota voe como um fantasma pelo mapa, através de edifícios e do chão, etc. Quando isto acontece, podem ver-se “OVNIs” no radar, movendo-se muito depressa e dobrando esquinas apertadas, independentemente do terreno. Esta batota é bastante inofensiva e não afecta muito o jogo (a não ser que exista uma arma de acesso difícil).

Hacks de armas:

-Aparte o facto de se saber se alguém está a usar uma arma que não existe no mapa do modo de jogo actual (o que já não pode ser confirmado pelo “relatório de mortes” [informação sobre quem matou quem, e com que arma matou – N. do T.]), é uma situação difícil, visto que o script não sabe precisar informação sobre as armas dos jogadores. É preciso observar alguém a usar uma arma que não exista no mapa, antes de se ter a certeza de que essa pessoa está a usar batotas. Não esquecer que extintores podem ser obtidos legalmente nas hamburguerias!

Batota de Armadura:

Se há batotas para dar armas, provavelmente há batotas para dar armadura. No entanto, há um bug que faz com que, às vezes, um jogador “nasça” com a armadura que tinha anteriormente, o que é comum sobretudo quando começa uma nova ronda e toda a gente volta a nascer, independentemente de estarem vivos ou não. Esta armadura é invisível para os outros jogadores até que quem a possua seja atingido por um tiro, parecendo assim que apareceu ilegalmente.

Não tem muito a ver, mas também é possível “nascer” com a saúde que se tinha anteriormente, ou seja, sem nenhuma (se se morreu e voltou a “nascer”), ou com alguma, no começo de uma ronda. O programador de modos de jogo pode resolver esta situação, definindo a saúde de cada jogador como 100.0, no início de cada “nascimento”.


Batotas de Velocidade:

Um batoteiro consegue conduzir mais rapidamente do que o jogo permite, ultrapassando toda a gente. Desconfio do método do darco de construir trajectórias a partir de representações de GetPlayerPos, calculando a velocidade e banindo pessoas, se ela estiver demasiado alta. Já trabalhei da indústria aeroespacial, com radares, por isso sei que é possível gravar um registo fiável de trajectórias a partir de uma data de representações sonoras e simuladas, mas é ou não é possível alcançar grandes velocidades em certas circunstâncias, sem usar batotas, como por exemplo, usar nitro, conduzir um avião, com uma sequência de teletransportes, etc.? Se alguém estiver a exceder a velocidade máxima do seu veículo, talvez seja por estar a ser apressado por um veículo mais poderoso. É difícil precisar intuitivamente se alguém está a usar códigos de velocidade, porque a física do jogo não é tão realista como num jogo de corridas profissionais, sobretudo quando há lag.

Talvez os administradores pudessem receber uma mensagem quando alguém excedesse a velocidade “normal” de um veículo, para poderem investigar. No entanto, não tenho a certeza de como o uso de nitro aparece aos outros jogadores. Seria fácil para o batoteiro alegar que ele só estava a usar o nitro que tinha comprado, e não a fazer batota, e pode ser difícil para o administrador confirmar esta estória, se se vir apenas um carro normal a andar depressa. Sabe-se que o dano visível causado em veículos (carroçaria estragada, etc) não está sincronizado, por isso porque havia o escape de estar?

Não acho que as batotas de velocidade sejam um problema tão sério como as outras batotas, em modos de jogo do tipo “deathmatch”, mas muitas vezes são subtis e difíceis de detectar. Calculo que, em modos de corridas, se tornem num problema de maior importância.


Traduzido pelo Admin ’’Undo’’ do post original de ’’Spark’’ localizado no fórum oficial do San Andreas Multiplayer em http://forum.sa-mp.com/index.php?topic=5786.0;topicseen
Ir para o topo Ir para baixo
https://brasilwars.forumeiros.com
Under
Moderador
Moderador
Under


Número de Mensagens : 93
Idade : 30
Localização : San Andreas
Data de inscrição : 31/08/2008

Questões sobre os cheats Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre cheats   Questões sobre os cheats EmptyDom Set 07, 2008 9:46 am

Legal esse artigo ai, apesar de ser comprido, mas explica sim como os hacks estão evoluindo e tal e até os "bugs" muitas vezes confundem players normais com cheaters, ou lag, isso e mesmo um problema para admins.
Ir para o topo Ir para baixo
TeXaCo

TeXaCo


Número de Mensagens : 6
Idade : 30
Localização : Babilônia
Data de inscrição : 01/09/2008

Questões sobre os cheats Empty
MensagemAssunto: Re: Questões sobre os cheats   Questões sobre os cheats EmptyQua Set 10, 2008 8:22 am

boa
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Questões sobre os cheats Empty
MensagemAssunto: Re: Questões sobre os cheats   Questões sobre os cheats Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Questões sobre os cheats
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tudo sobre o server
» Pronunciamento sobre fim do Server

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Brasil Gang Wars :: Nosso Servidor - Geral :: Discussão Geral Sobre o Servidor-
Ir para: